Histórico
Bem-vindos ao Museu Histórico de Londrina
O Museu Histórico de Londrina “Pe. Carlos Weiss” iniciou suas atividades em 1970, nos porões do Colégio Hugo Simas, por iniciativa de professores e estudantes do Curso de História. Em 1974 passou a ser Órgão Suplementar da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Para melhor adequação do acervo, em 1986 passou a ocupar o prédio da antiga Estação Ferroviária de Londrina, com uma área total de 11.973m² e 2.670 m² de construção.

Em 1996 iniciou a execução do projeto de revitalização Memória Viva e em dezembro de 2000 foi reaberto ao público com espaços adequados para exposições e melhor conservação de suas coleções.
O Museu Histórico de Londrina desenvolve ações para salvaguarda do patrimônio histórico na cidade e região. Seus objetivos e finalidades são voltados prioritariamente para:

I - subsidiar as atividades acadêmicas na UEL integrando ensino, pesquisa e extensão em História e áreas afins;
II – servir como campo de estágio para estudantes de graduação da UEL e instituições conveniadas;
III - constituir-se em espaço dinâmico para os movimentos e ações culturais e educativas da cidade e região promovendo a reflexão crítica sobre a experiência histórica por meio de atividades diversas e obedecendo ao Regimento Geral da Universidade Estadual de Londrina.